sábado, 31 de janeiro de 2009

Fenômeno Climático

Arquivado em: Ecologia — foradarota @ 2:28 am
Por Tainá Figuerôa

Uma notícia mais do que fora da rota!

O aquecimento global é um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura média da superfície terrestre, portanto interfere na vida de todos e deveria ser preocupação de todo ser pensante.
Em sua história o país norte americano sempre deixou claro que suas escolhas governamentais variavam de acordo com sua economia, priorizando sempre à hegemonia de seu poder econômico.

Esta afirmação se evidenciou principalmente com a recusa em assinar o Protocolo de Kyoto, acordo entre países para conter a emissão de gases-estufa na atmosfera, em 1997. Desde então os EUA sofreram catastróficos fenômenos naturais, advindos ou não do aquecimento global.
Atualmente cinco Estados anunciaram em seu planejamento urbano medidas contra essa mudança climática.

O condado de King pertencente à Washington investiu 375 milhões de dólares em seus diques.
Foi investigado em Nova Yorque, todos os locais com risco de inundação, como túneis, metrôs entre outros e a partir desta informação será feito um inventário para a prevenção de possíveis alagamentos.

A preocupação com a diminuição da neve não fica de fora, autoridades do Estado de New Hampshire já prevêem problemas com suas principais indústrias, a do esqui e a do xarope de Bordo, erva que não sobrevive ao calor.

As oscilações de temperaturas são notáveis, em Boston, no mês de março a temperatura ultrapassou aos 10 graus celsius, quando frequentemente seria a baixo de zero e a cidade coberta por neve.

Longe de ser a prioridade do governo de George W Bush, a questão climática começa, no entanto, a fazer parte das medidas governamentais do país.

Nenhum comentário: