sábado, 15 de setembro de 2007

Mata-junta e Interruptor



Click na imagem para ampliar
Mata-junta e Interruptor


Mata-junta:

Mata-junta é um perfilado de plástico usado em refrigeradores.
Serve para cobrir o isolamento térmico que há na parte dianteira, entre o gabinete e a caixa interna, e para dar acabamento decorativo .

Ao remover-se as mata-juntas de um refrigerador que já vem funcionando há tempo, é aconselhavel aquecê-las com uma toalha umedecida em água morna .
Isso evita que elas se quebrem.

Interruptor:

Interruptor é um dispositivo que interrompe e restabelece o fluxo de corrente elétrica para a lâmpada fazendo-a funcionar de acordo com as necessidades .

Funcionamento do ciclo de refrigeração:

O vapor do fluido refrigerante contido na unidade selada é comprimido no compressor.
Todo o calor resultante do trabalho de compressão se transfere para o refrigerante que, ainda em estado gasoso, vai para o condensador.

Ao chegar ao condensador, o refrigerante em estado gasoso se liquefaz porque o ar externo absorve grande parte do calor e reduz a temperatura do refrigerante.

O refrigerante, agora líquido, atravessa um filtro, entra no tubo capilar sob alta pressão e dirige-se para o evaporador.
Ao encontrar a baixa pressão existente no evaporador, o refrigerante começa a se expandir e muda novamente do estado líquido para gasoso.

O refrigerante vaporizado volta novamente ao compressor através de sucção e reinicia o ciclo.

Evaporador:

O trocar de calor, conhecido como evaporador, é a parte do sistema de refrigeração em que o refrigerante em que o refrigerante muda do estado líquido para o estado de vapor.
Essa mudança é chamada evaporação e daí o nome desse componente.

A finalidade do evaporador é absorver o calor do compartimento interno do aparelho de modo a manter o comprimento numa temperatura adquada de conservação dos alimentos.

Basicamente, a circulação do refrigeração no evaporador é feita por uma tubulação em ziguezague estampada ou fixada no evaporador.
O refrigerante entra por uma extremidade do tubo, percorre todo o seu comprimento e depois retorna ao compressor pela outra extremidade.

Existem dois tipos de evaporador : tubular e “roll-bond”.

O evaporador tubular é uma peça de alumínio semelhante a um tubo achatado.
Nesssa peça está presa uma tubulação de cobre ou alumínio que conduz gás refrigerante.

O evaporador “roll-bond” é uma placa de alumínio dobrada, com uma abertura na frente.
A tubulação por onde passa o gás refrigerante é estampada na placa do evaporador.

O evaporador “roll-bond” também pode ser plano; neste caso, é chamado placa frio e é utilizado nos refrigeradores do tipo combinado de duas portas, combinado de três portas e nos refrigeradores pequenos encontrados em hotéis e escritórios.

O bom funcionamento do evaporador depende de sua superfície externa; por isso, a camada de gelo que se acumula sobre o evaporador não deve ultrapassar a espessura de cinco milímetros para que não se transforme em isolamento, impedindo a troca de calor.
Fonte Curso de refrigeração ( SENAI/AL) professor Nelson

Nenhum comentário: