sábado, 15 de setembro de 2007

condensador/filtro secador


Click na imagem para ampliar
Condensador:

O condensador é o componente da unidade selada que fica geralmente na parte externa traseira do do refrigerador.
É formado por uma tubulação em ziguezague, semelhante à do evaporador.
A função do condensador é receber os vapores comprimidos e quentes vindos do compressor e resfriá-los, fazendo-os passar para o estado líquido.

Os condensadores usados em refrigeração doméstica são os resfriados a ar.
A circulação do ar através do condensador pode ser natural ou forçada.
Condensador com circulação natural :

O condensador com circulação natural de ar possui uma série de aletas ou pequenas lâminas de aço, entre as quais passa a tubulação. A finalidade dessas aletas é aumentar a superfície de contato com o ar.

O processo natural de remoção do calor é simples: o ar atmosférico, em contato com as paredes quentes do condensador, aquece-se; o ar quente, por ser menos denso, sobe e dá lugar ao ar fresco que também é aquecido e sobe, produzido então uma circulação natural e contínua pelo condensador.

Condensador com circulação forçada:

O condensador com circulação forçada possui um ventilador com função de exaustor que força a circulação do ar entre as aletas; estas funcionam como dissipadores de calor, renovando constantemente o ar.

Condensador duplo:

O condensador do refrigerador modelo”side by side” tem dissipador de calor em chapa continua, enrolada em forma de espiral, com circulação de ar forçada.

O condensador possui qutro terminais de tubulação, sendo dois para o circuito mais próximo ao motorventilador e dois para o circuito mais afastado do condensador.

Tubo Capilar :

O tubo capilar é um tudo de cobre com diâmetro interno reduzido.

O tubo capilar pode estar localizado dentro do tubo de sucção em posição coaxial, isto é, no mesmo eixo. Ou pode estar soldado ao longo da parte externa da linha de sucção, em paralelo.

A função do tubo capilar, devido ao seu diâmetro e comprimento, é manter uma diferença de pressão entre os lados de alta e de baixa pressão do sistema frigorífico, de modo a possibilitar a mudança de estado do fluido refrigerante.

O comprimento e o diâmetro do capiolar são determionados em função do aparelho no qual será colocado. Essa medidas não devem ser alteradas, em hipótese alguma.

Além dos componentes básicos já vistos, ainda fazem parte parte da unidade selada:

Tubo de alta pressão ou tubo de descarga:

O tubo de alta pressão ou descarga é geralmente feito de cobre e recebe o refrigerante em estado gasoso, bombeado pelo compressor.

O tubo de baixa pressão ou de sucção é feito de cobre e liga a saída do evaporador á entrada do compressor .
E através do tubo de baixa pressão que circula o refrigerante em estado de vapor .
O tubo de baixa pressão também é conhecido como trocador de calor.

Filtro secador :

Filtro secador ou desidratador é um cilindro de cobre e que apresenta internamente, em uma extremidade, uma tela fina de latão; na outra, uma tela grossa, e no meio, um elemento absorvente de umidade, chamado agente secante ou molecular “sieve”.

A função do filtro é eliminar possíveis vapores de água e impurezas,muito prejudiciais ao funcionamento do sistema de refrigeração.

A posição do filtro secador deve ser vertical ou no máximo horizonte, em relação ao aparelho; a saída onde é inserido o tubo capilar deve estar voltada párea baixo.
Observe que o capilar deve ficvar, no máximo, a 10mm de distância da tela.


Fonte Curso de refrigeração ( SENAI/AL) professor Nelson


Nenhum comentário: