segunda-feira, 2 de julho de 2007

Noções básica de Elétricidade

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR

É muito comum os termos resistência e resistor serem empregados como sinônimo. Por essa razão , lembre-se:

Resistência ; fenômeno.
Resistor : componente , dispositivo ou materal


A resistência é fenômeno contrário à Condutância é facilidade que determinados materiais (condutores elétricos) apresentam à circulação da corrente elétrica e resistência è a oposição de alguns materiais (isolantes ou dielétricos) à passagem da corrente.

Assim ,em relação aos materiais , temos:

Maior resistência elétrica – menor condutância.
Menor resistência elétrica – maior – condutância.


Efeito Joule :

No choque que ocorre entre os elétrons “livres” do condutor e os eletros !pressos” do resistor , verifica-se uma elevação de temperatura,pois a corrente elétrica ao atravessar o resistor transforma parte da energia elétrica em energia térmica ou calorífica.

O transformação da energia elétrica em energia térmica é conhecida por efeito joule que,como você ficou sabendo , foi estudado pelo cientista James Joule , no século passado.


O funcionamento de aquecedores, como chuveiros,ebulidores torneiras, fornos e ferros elétricos entre outros, baseia-se no efeito joule, porque transformam parte da energia elétrica em energia térmica ou calorífica. Alguns refrigeradores e freezers utilizam resistores para apressar o degelo , isto é , a partir de energia elétrica obtém-se o calor necessário para realizar o descongelamento.

Os fusíveis são constituídos de filamentos de chumbo e de estanho , que apresentam baixo ponto de fusão e, por essa razão , quando atravessados por uma corrente elétrica de valores superior àquele que suportam , verifica-se a sua fusão ou “queima”. Também , nesse caso , o calor gerado é provocado pelo efeito joule.

Medida da Resistência Elétrica

Assim como a tensão e a corrente elétrica, a resistência é uma grandeza elétrica e, portanto, podeser medida. Em geral , a resistência vem indicada nos manuaise catálogos técnicas pela letra (R).

Unidade de medida

O ohm é a unidade de medida da resistência , sendo representada pela letra grega (ômega). O nome ohm foi dado em homenagem ao seu descobridor, o fisíco alemão Georges Simon Ohm.

Os valores de resistência dependem das seguintes carcterísticas dos materiais: composição, comprimento, seção transversal, e temperatura.
De modo geral, quanto mais elevada a temperatura dos metais , maiora sua resistividade.

Instrumento de medição

O ohmímetro é o instrumento utilizado para medir a resistência elétrica .Nos dias de Hoje é comum, no entanto, a resistência elétrica ser medida pelo multiteste,que é um instrumento que reúne as escalas do voltímetro, do amperímetro e do ohmímetro.

Atenção: Tanto o ohmímetro quanto o megômetro devem ser empregados com circuito elétrico desligado , pois ambos dispõem de uma fonte própria de energia , não havendo , portanto , necessidade de usar outra fonte geradora .

O volt-ohm-amperímetro alicate , comumente chamado de alicate-amperímetro, é um instrumento de medição que também reúne o ohmímetro, o voltímetro e o amperímetro.


Devido ás múltiplas possibilidades de uso , o empregodo volt ohm-amperímetro alicate, assim como do multiteste, é considerado uma alternativa mais ecoNômica e mais pr´tica para realiar a medição das grandezas elétricas.


Leia mais:
Assuntos:
AGRADECIMENTO (1)
Aquecimento Global (5)
ATUALIDADE (9)
Entenda o Tempo (2)
Historia da Refrigeração (11)
Meio Ambiente (15)
Meme (2)
PARCERIA (1)
Perguntas e respostas (2)
Prog. Eliminação dos CFC (4)
Refrigeração Residencial (23


Nenhum comentário: