terça-feira, 3 de julho de 2007

Mudanças de Fases

click na imagem para ampliar

Matéria

Estados e Fases da Matéria
É preciso ter sempre presente que matéria é sinônimo de substância . Exemplo de substância é o próprio corpo humano , são as pedras , a água , os gases, os combustíveis , os alimentos , etc.

Fases da Matéria :

Fases sólida
Na fase sólida , o espaçamento molecular é mínimo e há pouca mobilidade ou movimentação entre as moléculas .Po isso , os sólidos são mais ou menos duros e caracterizam-se pelo volume constante e forma definida.


Fase líquida
Na fase líquida ,embora pequeno, o espaçamento molecular e a mobilidade entre as moléculas são maiores que nos corpos sólidos .Na fase líquida , as substância caracterizam-se por volume constante não definida.


Fase gasosa
Na fase gasosa , o espaçamento molecular é grande a mobilidade das moléculas não tem limite. As substância na fase gasosa tomam a forma do recipiente que as contém e se expandem até encher todo o espaço,seja ele pequeno ou grande.

Processos de mudança de fase

Fase 1 Processo de mudança Fase 2

Sólido Fusão Líquido
Líquido Sublimação Gasoso
Líquido Solidificação Sólido
Evaporação Gasoso
Gasoso Condensação/Liquefação Líquido
Cristalização Sólido

O calor é uma forma de energia que, devido a uma diferença de temperatura, passa de um corpo mais quente para um corpo menos quente ,até que haja equilíbrio térmico entre eles.


O calor é removido de um corpo e transferido para outro. Você aprendeu também que, ao refrigerar um alimento ou uma bebida,o refrigerador não coloca frio no produto, mas apenas retira seu calor.


“Refrigeração” é remoção natural ou artificial do calor de um corpo.


“Fusão” é o processo de mudança de uma substância da fase sólida para a fase líquida. Na passagem da fase sólida para a fase líquida , o calor é adicionado ao corpo, transformando-o em líquido pelo processo da fusão.

“Sublimação” A sublimação ocorre com qualquer substância pura, dependendo da pressão e temperatura, sendo as mais comuns a naftalina e o gás carbônico, conhecido como gelo seco. “Sublimação” é o processo de mudança de uma substância da fase sólida diretamente para a fase gasosa sem passar pela fase líquida .

“Cristalização” È o processo inverso da sublimação . Um exemplo de cristalização é o que ocorre quando tomamos um extintor carregado com gás carbônico (CO²) e liberamos um pouco do gás num , recipiente semi-aberto, como um balde . Instantaneamente, são formados cristais. “Cristalização” é o processo de uma substância da fase gasosa diretamente para fase sólida, sem passar pela fase líquida.

“Evaporação” é o processo de mudança de uma substância da fase líquida para a fase gasoso.Nesta passagem do l´qudo para o vapor , o calor de uma substância é removido Ou seja , ocorre transferência de calor.

“Condensação ou liquefação” : Ao retirar uma cerveja do refrigerador , você logo notará a formação de gotículas na parede externa da garrafa. de onde surge tais gotículas ?A umidade do ar , ou seja o vapor de água , ao tocar a superfície fria da garrafa, condensa-se, se liquefaz,transformando-se em gotículas de água. A condensação ou liquefação é o processo de mudança de uma substância da fase gasosa para a fase líquida.

A Solidificação é um processo reversível , ou seja o líquido pode ser transformado em sólido ,como o sólido pode ser transformado em líquido,dependendo se o calor aplicado é ou removido da substância .deste modo ,adicionando calor a uma barra de ferro,este se transforma em líquido. Solidificação é o processo de mudança de uma substância da fase líquida para a fase sólida. Na passagem da fase líquida para a fase sólida , o calor do líquido é removido causando a sua Solidificação.

Mudança de fase: As mudanças de fase de uma substância ocorrem devido á transferência de calor de um corpo para outro. Dependendo do grau de remoção do calor de um corpo , este pode passar da fases gasosa para fase líquida ou da fase líquida para a fase sólida .Ou ainda com adição de calor ,é possível transformar o sólido em líquido e o líquido em vapor.




Lembre- se que:

“Pressão atmosférica” é a força que a camada de ar que envolve a terra exerce sobre sua superfície.



Fonte da pesquisa: Curso de refrigeração residencial SENAI /ALAGOS


Saiba mais links:

http://www.santateresa.g12.br/quimica/quimicag/misturas.htm
http://educar.sc.usp.br/fisica/ciencias/quimica/qm1.htm
http://www.aprendendofisica.pro.br/alunos/index.php/cec103?cat=54
http://www.oficinabrasil.com.br/edicoes/Jan2000/janeiro2000.htm
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/absorcao/absorcao.htm
http://www.danfoss.com/Portugal/BusinessAreas/Refrigeration+and+Air+Conditioning/EducationAndTraining/Basics+Refrigeration.htm
http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_news/lqes_news_cit/lqes_news_2006/lqes_news_novidades_805.html




Nenhum comentário: