quinta-feira, 12 de julho de 2007


click na imagem para ampliar
Potência Elétrica:


Os eletricistas práticos costuma representar a lei de Ohm por um triângulo com letras simbolizando as grandezas elétricas, dispostas de tal meneira que formam a palavra RUI.

Como você sabe quando o circuito elético é acionado por uma fonte de energia , verifica-se a formação de uma corrente elétrica . Ao passarem de um pólo para outro, as cargas elétricas sofrem uma perda de energia elétrica.

Essa energia , dissipada ou consumida evidentemente não desaparece:
Resistência depende das seguintes características dos materiais : comprimento ,seção transversal,e temperatura. Quanto mais elevada a temperatura dos metais ,maior a sua resistividade.

Medida da Potência Elétrica:
É importante conhecer o valor da potência consumida pelos aparelhos e dispositivos elétricos para verificar se estão ligados corretamente na tensão especificada pelo fabricante e dissipando a potência para a qual foram projetados. Esse procedimento nos possibilitar avaliar se os aparelhos estão operando em suas condições ideais de funcionamento.
Unidade de Medida :

A unidade de medida empregada para expressar o valor da potência el´trica (P) é o watt,que é represendato pela “W”. O nome watt foi dado em homenagem ao engenheiro escocês James Watt que, no século passado , realizou importantes estudos na área da eletricidade.
Um watt ( 1w) corresponde á potência desenvolvida quando se realiza , de maneira contínua e uniforme, o trabalho de 1 joule em segundo ( 1Js).

Numa lâmpada comum , por exemplo podemos encontrar as seguintes especificações : 120V e 60W. Isto significa que essa lâmpada deve ser usada em 120V (tensão nominal) para dissipar uma potência de 60W (potência nominal ). Ligando essa mesma lâmpada em uma tomada de 220V , ela dissipará uma potência maior que 60W e, certamente , se “queimará”.

Contudo , se essa lâmpada for submetida a uma voltagem inferior a 120 , ela apresentará um brilho inferior ao normaalmente previsto , pois a potência dissipada é menor que 60W. portanto ,os aparelhos e dispositivos elétricos devem trabalhar segundo as especificações dos fabricantes.

Potência Elétrica em Corrente Contínua:
A potência elétrica consumida por um aparelho elétrica depende da tensão aplicada e da corrente que circula pelo condutor.
Nas correntes contínuas , a potência elétrica desenvolvida por um aparelho consumidor ou por uma lâmpada é obtida pela fórmula a seguir , também conhecida por fórmula fundamental:

P = U x I ( P = potência # U =tensão entre os terminais do consumidor # I = corrente circulante no consumidor)


Fonte da pesquisa : Curso de refrigeração RESIDENCIAL SENAI/AL

Parceiros da Minhas Artes
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=35552322
http://minhasartesrubensparizio.blogspot.com/

Nenhum comentário: