terça-feira, 5 de junho de 2007

Refrigeração Residencial



É um aparelho que tem por finalidade retirar calor de um ambiente transferindo-o para outro, permitindo assim um conforto ambiental, controle de temperatura, de humidade e de qualidade do ar. Todos temos a vontade de viver num ambiente confortável. O ar condicionado é uma solução que poderá ser utilizada durante todo o ano, no Verão ou no Inverno, criando nas nossas casas uma mais valia de conforto, com comprovadas vantagens ao nível do consumo de energia, da imediata utilização e do conforto proporcionado. Criar o clima perfeito é uma tarefa bastante complexa. Diversos factores determinam qual o equipamento mais adequado à sua situação. Siga as sugestões do responsável pela instalação do seu sistema. Aqui está uma lista de aspectos que deve levar em conta.

Até que ponto é que pretende controlar o clima no interior da sua residência?Quer apenas um sistema de arrefecimento? Ou também deseja uma unidade de ventilação e/ou de aquecimento? Estas escolhas irão determinar o tipo de sistema que pretende. Cada aplicação requer um sistema específico.

Capacidade?
Um sistema com uma capacidade demasiado elevada criará correntes de ar, fará oscilar a temperatura e gastará mais energia. Com um sistema de capacidade demasiado baixa, nunca conseguirá atingir a temperatura desejada. Escolher a capacidade adequada implica simplesmente que quem vai instalar o sistema tenha em conta as condições a que o sistema estará sujeito, como por exemplo a infiltração solar, a exposição à luz, o número de ocupantes, entre outros. O factor mais importante é aconselhar-se com um bom técnico de instalação. Ele calculará, escolherá e instalará o sistema mais adequado às suas instalações. Os seus conselhos e a sua experiência irão garantir-lhe um bom clima.

A instalação de um aparelho de Ar Condicionado é um processo que requer profissionalismo, daí ser imprescindível aconselhar-se junto de um instalador ou agente autorizado. Só nessas condições será possível assegurar uma boa qualidade na montagem e na posterior utilização do aparelho.A unidade exterior deverá ser colocada num lugar específico, com uma base sólida e de fácil acessibilidade para efeitos de manutenção.A escolha do modelo será determinante quanto à localização da unidade interior. Será que existe um tecto falso? Há espaço na parede? A localização da unidade é muito importante. Cada unidade tem um padrão específico de distribuir o ar. A localização errada pode causar correntes de ar e ruído em excesso. Tenha em atenção a resistência ao clima da unidade exterior. Esta determinará a longevidade da sua instalação.

Purificação do ar?
As partículas de poeira que circulam no ar podem ser removidas usando filtros nas unidades interiores. Oferecemos-lhe uma variada gama de filtros, dependentes, é claro, do nível de filtragem.


Principais vantagens de ter um ar condicionado ?

Com uma unidade de ar condicionado podemos criar uma atmosfera em que nos sintamos mais confortáveis, com a temperatura e a humidade mais adequadas para nós.As unidades de ar condicionado modernas produzem um ar limpo, fresco e saudável, desumidificando o ar e impedindo a formação de bolor. Tudo isto é possível sem quaisquer correntes de ar ou ruídos.Resumindo, o ar condicionado faz-nos sentir melhor, mais activos e em forma, e traz-nos inúmeras vantagens, porque quando nos sentimos melhor somos mais imaginativos e produtivos. E quem não gosta de estar numa loja, num café, num restaurante ou hotel com ar condicionado, especialmente no Verão?

As pessoas que se preocupam com a sua saúde prestam cada vez mais atenção à qualidade do ar em espaços fechados. Podemos sofrer os efeitos da poluição do ar num espaço fechado logo a seguir à exposição, mas também podemos senti-los apenas muitos anos depois. Os sistemas de ar condicionado conseguem prevenir ou reduzir alguns desses efeitos na saúde.

O modo como a maioria das casas foram construídas para conservar energia reduz a circulação normal de ar fresco, o que, no pior dos casos, acaba por resultar no Síndrome do Edifício Doente. Ao impedir o ar de circular pelas nossas casas, reduzimos o consumo de energia no que diz respeito ao aquecimento e arrefecimento das divisões. Mas isto implica que os níveis de humidade no interior da casa permanecem iguais, pois o ar que circula no interior é sempre o mesmo, bem como os poluentes. As poeiras, o fumo, as bactérias, os vírus, o bolor, os fungos, os ácaros e diversos gases circulam livremente pela casa.

As poeiras vêm da pele, do cabelo, das roupas ou simplesmente dos sapatos, com as entradas e saídas das pessoas. Os ácaros, fungos e bolores podem entrar juntamente com as poeiras. Os gases podem vir de corantes, tintas, vernizes e colas.
E uma humidade de pelo menos 50 % reduz bastante as hipóteses de combater a gripe.
As soluções para diminuir o nível de concentração dos poluentes do ar nos espaços fechados são uma boa ventilação, o uso de filtros e o controle da humidade. Os sistemas de ar condicionado oferecem-lhe todas estas soluções. Cada unidade de ar condicionado tem um filtro. O tipo de filtro depende do tipo de sistema. Um sistema com ventilação integrada requer um filtro menos eficaz. A eficácia dum filtro é medida pela percentagem de capacidade de recolha de partículas.

O consumo anual de um Ar Condicionado consegue ser muito baixo, mediante as características de utilização. Portas abertas ou más regulações de temperatura não ajudarão a um bom rendimento do aparelho. Sistemas mais avançados como o Sistema Inverter permitem consumos cerca de 3 vezes menores do que os sistemas de aquecimento tradicionais

Com o
sistema inverter o consumo de energia é muito menor, sendo possível economizar até 40% de energia, em comparação com equipamentos convencionais, com compressores de velocidade fixa.
O sistema Convencional, baseia-se no funcionamento do compressor a pleno rendimento ou desligado, mantendo-se em funcionamento até ser alcançada a temperatura desejada. Nesse momento, o compressor pára e não voltará a funcionar até que a temperatura da sala o solicite.
O sistema Inverter consegue que o compressor, em vez de parar, abrande o funcionamento do compressor, evitando contínuos arranques e paragens do compressor que aumentam os consumos e reduzem o tempo de vida do aparelho, possibilitando manter a temperatura real com menos variações e menor ruído.

Ao mesmo tempo em que o verão registra aumento nas vendas de ar condicionado, a época também apresenta recorde de pedidos de manutenção de aparelhos. A falta de manutenção por técnicos especializados, mau uso e a sujidade dos filtros - problemas que poderiam ser resolvidos facilmente, surgem quando os condicionadores são utilizados com maior frequência.

É recomendável que a manutenção ao aparelho deva ser feita pelo menos uma vez ao ano pelo técnico. Para os casos em que o condicionador é instalado em local empoeirado ou que trabalha muitas horas por dia, a manutenção deve ser feita com uma maior frequência.Durante a estação, a manutenção em aparelhos evita quebras e proporcionam menor consumo de energia.Outro elemento indispensável é a limpeza. Manter os aparelhos limpos evita concentração de ácaros, fungos, mofos e bactérias, provenientes do meio ambiente, nas áreas internas do aparelho. “A limpeza dos filtros deve ser realizada regularmente. Se o ar condicionado é ligado todos os dias, é recomendável limpar com maior frequência. O filtro deve ser limpo em água corrente e após secagem colocado da mesma forma que estava. É mais recomendável a consulta de um técnico habilitado.

TECNOLOGIA: ( sistema inverter )

Purificação de ar e IonizaçãoA Purificação do Ar (através da ionização) é cada vez mais comum nos equipamentos de qualidade. A ionização controlada é a mais recomendada. Informe-se sobre os vários tipos de purificação existentes e exija certificados, O Plasmacluster da SHARP é a tecnologia mais avançada na Purificação do Ar.

A tecnologia Plasmacluster é aclamada a nível mundialO gerador de iões Plasmacluster faz uma descarga de plasma que gera iões positivos (H+) e iões negativos (O2¯ ), a partir do vapor de água existente no ar. Estes iões têm a capacidade de se aglomerarem em torno de partículas como o bolor, vírus e alergénicos existentes no ar. Nesse momento dá-se uma reacção química na superfície da célula na qual a substância prejudicial cede um átomo de hidrogénio (H+), que transforma estes iões em radicais OH, um composto activo mas muito instável.

Os iões PlasmaclusterOs iões Plasmacluster são os mesmos iões positivos e negativos que podemos encontrar em abundância na natureza, por exemplo junto a florestas e bosques. A sua transformação em radicais OH dá-se apenas na superfície de substâncias prejudiciais, sendo completamente inócuas para o organismo humano. A quantidade de ozono gerada é inferior a 0,01 ppm (partes por milhão), um valor significativamente mais baixo que os 0,05 ppm estabelecidos como referência para a indústria e equipamento eléctrico.Uma purificação activaContrariamente ao que sucede em sistemas passivos de limpeza e purificação de ar que aprisionam partículas utilizando um ventilador, fazendo o ar passar através de um filtro, os sistemas de purificação de ar baseados em iões Plasmacluster eliminam eficazmente substâncias nocivas actuando directamente sobre todo o ar existente numa divisão. O gerador de Iões Plasmacluster nunca perde eficácia e não necessita de qualquer manutenção ou substituição, com acontece com os filtros.
O reconhecimento da qualidadeCom o reconhecimento da qualidade e inovação da tecnologia de Purificação de Ar Plasmacluster, a SHARP orgulha-se de contribuir com mais esta descoberta para o bem da humanidade.

Nenhum comentário: