sábado, 2 de junho de 2007

Refrigeração Residencial





Temperatura:

O que é temperatura ?

Certamente alguma vez você ficou doente e com febre.
A febre mostra que houve uma alteração na temperatura interna do corpo que sempre deve manter-se em torno de 37°C,independentemente da temperatura externa. A infecção do organismo provoca a febre,que eleva a temperatura do corpo,oque é facilmente verificado com auxílio de termômetro ou simplesmentew apalpando a testa da pessoa.Não vemos a temperatura ,mas sentimos seus efeitos.


“Temperatura” é a intensidade de calor de um corpo ou de um ambiente.

Medidas de Temperatura;

Pode-se medir a intensidade de calor de um corpo com auxilio de um termômetro.Quando falarmos de termometria ,você terá oportunidade de estudar com detalhes os vários tipos de termômetros,as escalas termométricas e as medidas de quantidade de calor.

Termometria

Na refrigeração, a termometria tem grande importância primeiro,por ajudar a cpmpreender os fenômenos térmicos e o próprio processo da refrigeração .Depois,por permitir a construção de instrumentos de madidas e de controle dos aparelhos de refrigeração e arcondicionado.

Termometria é uma palavra que vem do grego e quer dizer medida do calor (“termo” = calor ; “metria” = medida ). Como calor é uma forma de energia ;podemos dizer: “TERMOMETRIA” é o estudo do grau de intensidade da energia térmica e seus efeitos.

Temperatura

Na unidade anterior,associamos temperatura á sensação de quente ou frio percebida através do tato . entretanto, o tato pode induzir a erros . O termômetro é o instrumento que permite medir uma temperatura ,com pequena margem de erro.Este método de medir a temperatura é mais confiável que o tato. Porque se baseia no calor como energia em transição ,cujos efeitos podem ser medidos.

“Temperatura é a medida do grau de agitação molecular de um corpo”.

Através da tempera , é possível dizer se um corpo está ou não em equilibrio térmico com outro.

A temperatura de uma substância não depende do número de moléculas em movimento, mas da intensidade deste movimento .De fato , o grau de vibração das moléculas de 100g e de 1.000g de água é o mesmo ,quando o termômetro acusa, nos dois casos ,a mesma temperatura de 30°C, por exemplo , Por outro lado ,a agitação molecular numa porção de água a 18°C é maior que a agitação molecular numa porção igual de água a 5°C,o que pode ser comprovado com o auxilio de um termômetro.


Portanto temperatura de um corpo é a medida do maior ou menor grau de agitação de suas moléculas.
fonte: Curso de refrigeração residencial e industrial que fiz no /Senai – Alagoas

Nenhum comentário: