quinta-feira, 7 de junho de 2007

Refrigeração Residencial 1

Como surgiu o Ar Condicionado?

Durante séculos, o homem tentou livrar-se do calor utilizando ventiladores, gelo e vários outros métodos em tentativas inúteis. Em 1902, um engenheiro formado pela Universidade de Cornell, Willis Carrier inventou um processo mecânico para condicionar o ar, tornando realidade o controlo climático de ambientes fechados.

A invenção de Carrier foi uma resposta aos problemas enfrentados pela indústria nova-iorquina Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Co., que tinha seu trabalho prejudicado durante o verão, estação em que o papel absorve a humidade do ar e se dilata. As cores impressas em dias húmidos não se alinhavam nem se fixavam com as cores impressas em dias mais secos, o que gerava imagens borradas e obscuras.

Carrier teorizou que poderia retirar a humidade da fábrica pelo arrefecimento do ar. Desenhou, então, uma máquina que fazia circular o ar por tubo arrefecidos. Este processo, que controlava a temperatura e a humidade, foi o primeiro exemplo de condicionador de ar contínuo por processo mecânico.

O que é um Ar Condicionado?
É um aparelho que tem por finalidade retirar calor de um ambiente transferindo-o para outro, permitindo assim um conforto ambiental, controle de temperatura, de humidade e de qualidade do ar.

Ar Condicionado, segundo a definição técnica de aplicação, é o processo de tratamento de ar destinado a controlar simultaneamente a temperatura, a humidade, a pureza e a distribuição de ar de um meio ambiente. Existem aplicações muito especiais onde até mesmo a pressão do ar ambiente pode vir a ser controlada.

Estes ambientes podem ser destinados tanto ao conforto humano ou animal, neste caso os sistemas aplicados são vulgarmente chamados de ar condicionado de conforto, ou pode-se apresentar um ambiente destinado ao desenvolvimento de um determinado processo industrial ou laboratorial, e neste caso o sistema passa a ser chamado por sistema de ar condicionado de processo.

O processo de condicionamento de ar está sempre associado a um processo mecânico de refrigeração e/ou aquecimento .

A perfeita compreensão da aplicação dos sistemas de ar condicionado exige dos profissionais da área conhecimentos básicos relacionados a termodinâmica e mecânica dos fluidos.

Com uma unidade de ar condicionado podemos criar uma atmosfera em que nos sintamos mais confortáveis, com a temperatura e a humidade mais adequadas para nós.As unidades de ar condicionado modernas produzem um ar limpo, fresco e saudável, desumidificando o ar e impedindo a formação de bolor. Tudo isto é possível sem quaisquer correntes de ar ou ruídos.Resumindo, o ar condicionado faz-nos sentir melhor, mais activos e em forma, e traz-nos inúmeras vantagens, porque quando nos sentimos melhor somos mais imaginativos e produtivos.

As Vantagens do Ar Condicionado?
Todos temos a vontade de viver num ambiente confortável. O ar condicionado é uma solução que poderá ser utilizada durante todo o ano, criando nas nossas casas uma mais valia de conforto, com comprovadas vantagens ao nível do consumo de energia, da imediata a utilização e do conforto proporcionado.

A temperatura aconselhável para o Verão é de 24ºC. Temperaturas muito baixas podem desumidificar em demasia, criar microclimas e choques térmicos.A temperatura aconselhável no Inverno é de 18ºC a 20ºC. Temperaturas muito superiores, podem “secar” o ar, criar microclimas e choques térmicos.
O Ar Condicionado é uma mais valia de conforto nos dias de hoje. O sistema DC Inverter é o mais avançado, o que menos consome e o que melhor se adapta às exigências de conforto.Conforto não é só variar a temperatura. É fundamental uma temperatura constante, baixo ruído e uma boa qualidade do ar. O Plasmacluster da SHARP é a tecnologia mais avançada na Purificação do Ar.
O valor de um aparelho de Ar Condicionado não deve ser desligado do nível de conforto e de qualidade do ar que proporciona. As “soluções” que não satisfazem saem sempre mais caras.O Ar Condicionado não é um electrodoméstico vulgar. Para ser eficiente precisa de ser bem calculado, bem instalado no sítio certo, ter cargas de gás correctas, tubagens limpas, desidratadas e bem dimensionadas, Etc. Exija profissionais responsáveis e competentes.Em todos os equipamentos de climatização a ar, o rendimento varia em função das temperaturas exteriores. No Inverno, particularmente em zonas muito frias, aconselhamos o sistema Inverter (DC) por ser o que melhor responde às condições extremas do ambiente exterior. O Inverter da SHARP debita calor a temperaturas exteriores de -8ºC.Cada pessoa tem uma sensibilidade térmica diferente. Mas os parâmetros de conforto recomendados devem prevalecer de forma a salvaguardar a qualidade do Ar.O Ar Condicionado tem comportamento diferenciado no Inverno e no Verão. Para uma boa resposta do seu equipamento durante todo o ano é imprescindível um bom projecto e uma selecção adequada por profissionais habilitados.

O Ar Condicionado é uma mais valia de conforto nos dias de hoje. O sistema DC Inverter é o mais avançado, o que menos consome e o que melhor se adapta às exigências de conforto.

Funções:

Desumidificador - Alguns aparelhos de ar condicionado possuem um desumidificador e oferecem a possibilidade de extrair cerca de vinte litros de água por dia, tornando o ambiente mais saudável e confortável.

Controlo automático - Os modelos actuais são automáticos: desumidificam, refrigeram ou aquecem, em função da temperatura do ar.

Programação - Para economizar energia e para um maior conforto, pode-se seleccionar e programar os intervalos de funcionamento. Pode-se programar uma determinada hora para o início de funcionamento do aparelho.

Fluxo de ar direccionável - Esta é uma função bastante desejável, uma vez que permite direccionar o ar em vários sentidos, em função das necessidades: para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita. Normalmente, todos os modelos, no seu normal funcionamento, alternam a direcção do fluxo de ar para cima e para baixo.

Velocidade da ventoinha - As ventoinhas podem ter até três velocidades de rotação e, dependendo dos modelos, esta função pode ser controlada manual ou automaticamente.

Nenhum comentário: