quarta-feira, 13 de junho de 2007

Quem sabe responde

Anderson: como eu defino a porcentagem de glicol contido numa solução de água +glicol alguem pode me dizer onde eu acho uma tabela que diz a porcentagem certa para cada temperatura ?
Resposta para :
derso2004@hotmail.com

Etileno glicol
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
HO-CH2-CH2-OH ; 1,2 etanodiol (
IUPAC). Usualmente chamado de etileno glicol.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Etileno_glicol
http://www.refrigeracao-2007.blogspot.com/
e-mail : re-fri-gercaoblog@hotmail.com
saiba mais neste site:
http://www.danica.com.br/pt/noticias.php?cd_noticia=38



Boletins
Resfriamento indireto com Glicol


Nova tecnologia no setor de fruticultura reduz riscos à fruta, ao homem e ao meio ambiente - sistema de resfriamento indireto com Glicol, utilizado há anos na Europa A Dânica Termoindustrial, líder em sistemas termoisolantes na América Latina, em parceria com a Kalfritec e Mebrafe, está implantando uma nova tecnologia para armazenamento, conservação e resfriamento de frutas. Trata-se do Glicol, solução de água com álcool atóxica que garante segurança total ao homem, às frutas e ao meio ambiente.



As primeiras obras com a nova tecnologia estão sendo construídas para a Sanjo e Júlio Flores em São Joaquim (SC), além do recém negócio fechado com a Jair Philippi, em Bom Retiro (SC), todos importantes produtores de maçã. Nos sistemas tradicionais, a refrigeração é feita com amônia, gás altamente tóxico, que em caso de vazamento, pode trazer sérios prejuízos à saúde humana, à fruta e ao meio ambiente. O Glicol já é utilizado há muitos anos na Europa, principalmente na Itália, pólo da produção de maçãs naquele continente.


A utilização do Glicol será muito importante para a negociação com o mercado externo, extremamente exigente quando se trata de segurança e qualidade no manuseio, conservação e armazenagem dos produtos "in natura". Além disso, também a contratação de seguros para os armazéns é facilitada, inclusive com a redução de custos sendo possível em razão da maior segurança existente. Para garantir a assistência técnica a seus clientes, a Dânica conta com a parceria da Kalfritec, empresa que atende o mercado de maçãs no Brasil com soluções em atmosfera controlada e que possui acordo de cooperação técnica com a empresa italiana NeuTec, que por sua vez presta o suporte tecnológico para a implantação do sistema, além de fornecer os equipamentos de controle eletrônico para as câmaras.


Também faz parte do grupo a empresa Mebrafe, especializada em instalação de plantas frigoríficas completas, inclusive para frutas tropicais. Sempre à frente nas inovações tecnológicas do mercado, a Dânica foi a pioneira na implantação do sistema de atmosfera controlada para maçãs em 1979. Em 1984, foi responsável pela construção da primeira câmara inteligente do país (controles eletrônicos que mantém temperatura e umidade adequadas).


Esta tradição de busca de melhores tecnologias fortalece a sua credibilidade e garante a liderança em sistemas termoisolantes na América Latina. Maçã pode ter safra recorde em 2004 Diferente das safras anteriores, este ano os produtores esperam bater todos os recordes na colheita da maçã, em quantidade e qualidade. A produção pode chegar a marca de 1 milhão de toneladas, aproximadamente 30% maior que a safra 2002/2003, que foi de 780 mil toneladas e a qualidade deve ser superior a verificada na fruta comercializada neste ano.

O resultado esperado se deve, por enquanto, às condições climáticas favoráveis no período da floração e formação de frutos. A qualidade do produto, aliada as condições especiais de armazenagem e conservação, estão fazendo o Brasil migrar de país importador para exportador de maçãs, principalmente para o mercado europeu e americano.
Boletim 010.03 - Publicado Nov/03

fonte da pesquisa:
http://www.danica.com.br/pt/noticias.php?cd_noticia=38







Nenhum comentário: