sábado, 23 de junho de 2007

Noções básicas de elétricidade



Instrumento de medição:

A intensidade da corrente elétrica é medida por instrumentos denominados amperímetros.
Os amperímetros apresentam dois terminais acessíveis que devem ser ligados em série . Todas as vezes que a corrente passar pelo amperímetro , o ponteiro se desloca ao longo da escala , indicando o valor da intensidade da corrente.


Alguns instrumentos de medição mede as grandezas elétricas apenas em correntes contínuas , outros em correntes alternadas e ainda outros , em corrente contínua e corrente alternada.Em geral , os instrumentos de medição apresentam o símbolo correspondente ao tipo de corrente em que podem operar:

Corrente contínua;
Correntealternada;
Corrente contínua e alternada.

Recordando:


Corrente elétrica é o movimento ordenado dos eletros , num determinado espaço de tempo , em um condutor que , ligado a uma fonte geradora , apresenta uma diferencial em suas extremidades.

Corrente contínua ( CC) é aquela em que os elétros se deslocam sempre no mesmo sentido e a polaridade da corrente não se altera.

Nas correntes alternadas (CA) , que normalmente você em sua casa , os elétros alteram o seu sentido ou polaridade , em intervalos regulares de 50 ou 60Hz.
O gráfico da corrente alternada pode assumir diversas formas , mas sempre atingirá um ponto máximo positivo e um ponto máximo negativo , cruzando em zero.
Curva senoidal é a denominação utilizada para designar o gráfico da corrente alternada.
Corrente retificada é aquela que mediante o emprego de um retificador passa de alternada para contínua.


A intensidade da corrente elétrica é expressa em ampére (A), e o instrumento utilizado para medi-la é o amperímetro.


fonte da pesquisa : Curso de refrigeração residencial Senai/Alagoas

Um comentário:

Rodrigo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.