terça-feira, 19 de junho de 2007

Noções básicas de elétricidade




Corrente Elétrica:

Ao estudar elétrica , você ficou sabendo que:



As extremidades dos condutores , quando ligados aos pólos de um gerador , apresentam uma diferença de potencial , Pois bem , em conseqüência da diferença de potencial , verifica – se o estabelecimento de um campo elétrico no condutor, o que provoca um fluxo ordenado dos elétrons “livres” ou a constituição de corrente elétrica.


Corrente elétrica , portanto , é a movimentação ordenada dos elétrons “ livres”, num determinado intervalo de tempo em um condutor que , ligado a uma fonte geradora , apresenta uma diferença de potencial em suas extemidades.

Em outras palavras , corrente elétrica é a quantidade de carga elétrica que atravessa a seção transversal (área) de um condutor num determinado espaço de tempo.

Onda senoidal:
A mudança de polaridade das correntes altenadas ocorre em intervalos regulares que , correspondem a um número de 50 a 60 ciclos por segundo.


As letras Hz são empregadas para abreviar a unidade de medida hertz , que expressa o número de ciclos por segundo. Assim , 1 Hz é igual a 1 ciclo por segundo. Em alguns manuais e catálogos técnicos , os ciclos são chamdos de ciclagem ou freqüência.

Dependendo do valor da freqüência aplicada ao gerador , as mudanças de sentido na corrente alternada são tão rápidas que nem conseguimos percebê-las. É o caso , por exemplo , de uma lâmpada , ligada em uma rede elétrica com freqüência de 60 Hz , as flutuações no brilho são de uma rapidez tamanha (acende e apaga 120 vezes por segundo) , que nossos olhos mal conseguem captá-las.

O aparelho utilizado para medir a ciclagem denomina-se freqüencímetro.

Em nosso país , a maioria dos opera em corrente alternada em intervalos de 50 ou 60 Hz. Valores mais baixos de ciclagem , por exemplo , quando usados para iluminação , fazem com que as lâmpadas fiquem “piscando” ou ciclando.


Na parte traseira dos refrigerantes e freezers,voc~e encontrará a indicção50Hz/60Hz , que é a especificação do fabricante para o funcionamento dos aparelhos que , no caso , deverão operar em corrente alternada de 50Hz ou 60Hz.




Fonte da pesquisa: Curso de refrigeração residencial SENAI/AL
Visite e deixe comentários: !!!!
http://refrigeracao-2007.blogspot.com/
http://minhasartesrubensparizio.blogspot.com/




Nenhum comentário: