quarta-feira, 13 de junho de 2007

Aquecimento Global


Aquecimento Global:

Questão: O que a derrubada de árvores tem a ver com a destruição da camada de ozônio?

Resposta: Não muito! Excetuando-se que ambas estão acontecendo na Terra e foram criadas por seres humanos, não há nenhuma relação entre a derrubada de árvores e a
camada de ozônio. A mídia - os jornais e a TV - explicam isso muito mal. Fazem parecer que as duas coisas estão ligadas.
Mas não estão! A maioria das pessoas pensa assim. Explique para elas o correto.

De novo, a camada de ozônio e o aquecimento global são duas coisas distintas. Elas são causadas por duas coisas diferentes que os humanos fizeram ao planeta. Não estão relacionadas. Cada um é um grande problema.

Não podemos resolver nenhum deles até que possamos entender o que está acontecendo.
Assim, leia isso e comece a falar sobre ele com todo mundo que conhece.

Aquecimento Global

DO QUE VOCÊ PRECISA: 2 jarras vazias, água.

O QUE FAZER: Coloque uma colher de chá de água em cada jarra. Coloque a tampa em somente 1 jarra. Deixe ambas ao Sol. Algumas horas depois, volte a olhar as jarras. A jarra aberta estará igual. Já a fechada estará com seu interior bem quente. O calor do Sol entrou mas não pôde escapar.

E ENTÃO: Quando você aquece óleo, carvão ou madeira, é produzido gás carbônico (CO2) no ar.

O CO2 diminui o movimento do calor que é produzido. Mais CO2 em nosso ar significa o mesmo que colocar o planeta dentro de uma enorme jarra tampada. A Terra receberia calor do Sol, mas não conseguiria se livrar dele, ficando mais quente.

Quando plantamos árvores, criamos um local para armazenar o carbono em CO2. As árvores retiram o carbono do ar, mantendo-no armazenado.
Esta é uma razão por que as florestas tropicais são tão importantes - são locais que podem armazenar muito carbono.

Óculos escuros para a Terra ??????????

A Terra é banhada a cada dia por luz e outras energias do Sol. Nem toda essa energia é saudável. Um tipo de energia que não é boa é a chamada radiação ultravioleta.

Nas regiões altas da atmosfera há um tipo especial de oxigênio chamado ozônio. O ozônio é uma substância química frágil, que possui o tamanho e o formato exatos para absorver a radiação ultravioleta do Sol. A camada de ozônio funciona como imensos óculos escuros para nosso planeta, filtrando a radiação ultravioleta. A camada de ozônio está sendo destruída por produtos químicos, como o CFC.

Eles são usados em geladeiras, espuma plástica e em sprays.
Da próxima vez que você ouvir alguém mencionar ozônio na mesma frase com árvores, explique delicadamente que são coisas distintas. Fale sobre nossa experiência com a jarra e com os óculos escuros.

P.S. de Jax: O terceiro grande problema é a
chuva ácida. E adivinhe! É outro problema separado que não tem nada a ver com os outros dois que já citamos. A chuva ácida acontece quando a chuva cai das nuvens e passa por nuvens de ar poluído, contendo ácido sulfúrico e outras substâncias. Isso torna a chuva ácida, matando plantas e lagos.

Tradução para a Língua Portuguesa:
Rafael Humberto ScapinJok Church - jok@nbn.com Web Site services: North Bay Network - support@nbn.com ©1995 Universal Press Syndicate ©1995 Jok R. Church - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserved
Acesse e saiba mais :
http://educar.sc.usp.br/youcan/warm/warm.html
educar.sc.usp.br/youcan/warm/warm.html - 7k
http://www.refrigeracao-2007.blogspot.com/
e-mail : re-fri-gercaoblog@hotmail.com

Nenhum comentário: