terça-feira, 29 de maio de 2007

Refrigeração Residencial



O que é frio:

- Antes de responder esta pergunta , experimente passar um pouco de álcool na pele . A sensação de frio que você percebe é por causa da diferença de temperatura entre a pele e o álcool . Como a temperatura da pele é mais alta que a do álcool , ao evaporar-se na superfície da pele,o álcool remove calor do corpo causando uma sensação de ``frio ´´.

Com este exemplo é possível definir frio:

Frio é ausência relativa de calor num corpo ou num ambiente.

Podemos afirma que um corpo mais quente cede calor para um corpo menos quente.
Por isso , no estudo da física aprendemos que o frio não existe ; o que existe é ausência relativa de calor. E como calor é a mesma coisa que energia térmica ,podemos dizer também que frio é ausência relativa de energia térmica. Ausência relativa porque a energia térmica está presente , potencialmente , em qualquer temperatura acima de zero absoluto , ou seja de 273°C negativos.

Portanto , podemos dizer que existe energia térmica num bloco de gelo a uma temperatura de 50°C abaixo de zero.

Já em 273°C negativos (zero absoluto) , os cientistas supõem que não exista energia térmica ; o que é a mesma coisa dizer que em 273°C negativos a ausência de calor é absoluta.

Esta noção de frio como ausência relativa de calor é importante para a refrigeração . Pois , se o calor está presente em qualquer corpo , mesmo numa temperatura abaixo de 0°C , é possível reduzir o ``frio ´´ de maneira controlada.

Exemplo: a temperatura das prateleiras de um refrigerador fica em torno de 5°C , já a temperatura de um freezer convencional , pode chegar a temperatura de 18ºC a 30°C abaixo de zero , possibilitando o congelamento dos alimentos.


fonte: Curso de refrigeração residencial e industrial que fiz no /Senai – Alagoas

Nenhum comentário: