quarta-feira, 30 de maio de 2007

Refrigeração Residencial



Fontes de Energia Térmicas:

Dissemos que calor é o mesmo que energia térmica , mas você saber de onde vem esta forma de energia ????

A energia térmica tem origem em diferentes fontes térmicas. É o caso do sol , da queima dos combustíveis sólidos ( carvão mineral e vegetal ) , dos combustíveis líquidos ( álcool , querosene , gasolina , óleo diesel , etc.) dos combustíveis gasosos ( GLP-gás liquefeito de petróleo , gás butano e propano) e da energia elétrica.

Processos de Transferência de Calor:

Esta transferência de calor pode ser feita de três modos: irradiação , condução e convecção. Como você verá a seguir, estes processos têm aplicações práticas na refrigeração.

Irradiação:

Uma das principais fontes irradiadoras de calor aqui na terra é o sol . os raios solares se propagam pelo vácuo e atingem a superfície terrestre , que absorve a energia solar.Isto quer dizer que a crosta da terra é aquecida por radiação ou irradiação. Mesmo num dia nublado , dentro ou fora de casa , estamos sob os efeitos da irradiação solar.
Não vemos nem percebemos os raios tocando fisicamente nossa pele ou objetos , mas podemos sentir perfeitamente seus efeitos . Isto porque os raios solares têm a mesma natureza que as ondas eletromagnéticas.

O corpo humano pode ser considerado um contínuo irradiador de calor.


Irradiação : é a transferência de calor de um corpo quente para um corpo frio , sem o contato direto desses corpos . Você já deve ter observado que as superfícies de cor clara , expostas aos raios solares , se aquecem menos que as superfícies de cor escura . Isso ocorre porque a cor clara reflete frande parte da irradiação que chega , e a cor escura absorve mais intensamente a irradiação.

fonte: Curso de refrigeração residencial e industrial que fiz no /Senai – Alagoas
foto :
www.achetudoeregiao.com.br/.../Astrogif/sol.GIF
www astro iag usp br.jpg

3 comentários:

Pedro disse...

obrigado pela visista e deixe-me dizer que nunca vi um blog tão útil para a sociedade como o seu

Bravo disse...

Ae... ontem tive aula disso na facu.

Transferência por condução, convecção e ondas eletromagnéticas... matéria bem legal...

Recomendo aos visitantes daqui.

Abração.

Eder Bruno Teodoro disse...

Pô, bem legal seu blog tb... e a parceria rola sem dúvida!

abraços!