quarta-feira, 30 de maio de 2007

Refrigeração Residencial



Convecção natural: - Ocorre devido á diferença de densidade. estamos rodeados de exemplos de convecção natural , sobretudo do ar. É o caso das chaminés de um fogão a lenha ou das fábricas As camadas de ar aquecidas ficam menos densas e, por conseqüência , mais `` leves´´ que as camadas de ar frio , por isso sobem removendo a fumaça.

Observe seu refrigerador e veja que o congelador está instalado na parte superior do gabinete .

O ar frio absorve calor dos alimentos , se aquece , fica leve e sobe para o congelador . Ao passar pelo congelador , o ar quente transfere calor para ele , resfria fica pesado e por isso , desce para as partes mais baixas do compartimento interno do refrigerador.

Portanto , assim podemos definir a convecção natural:
Convecção natural: é a movimentação do ar ou de um fluido pela diferença de densidade , formando corrente que sobem e descem.


Convecção forçada: ocorre quando se utiliza processos mecânicos .
Um exemplo prático de convecção forçada é o ventilador que movimenta o ar num refrigerador . O ar forçado pelo ventilador circula no ambiente e em contato , por exemplo , com nosso corpo , acelera a troca de calor da superfície de nossa pele , produzindo uma sensação de frio.


Convecção forçada é a movimentação do ar com o auxílio de um sistema mecânico ou eletromecânico formando correntes de ar com movimento contínuo.


fonte: Curso de refrigeração residencial e industrial que fiz no /Senai – Alagoas

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito da matéria sobre convecção!Me ajudou muito para um trabalho!!