quinta-feira, 24 de maio de 2007

Meio Ambiente


Aterros sanitários

Técnica de disposição dos resíduos sólidos urbanos não-perigosos no solo, realizada de acordo com critérios específicos de engenharia sanitária e ambiental definidos em legislação, de forma a proteger a saúde pública e o meio ambiente.O aterro sanitário visa a redução do impacto ambiental, por meio da escolha de área adequada, impermeabilização, controle da entrada dos resíduos sólidos, compactação e cobertura periódicas desses materiais, drenagem e tratamento dos efluentes líquidos e gasosos e monitoramento ambiental.
EXTREMAEm 1997, o DMLU iniciou a operar o Aterro Sanitário da Extrema A obra, referência na América Latina, foi projetada e construída com as melhores técnicas de Engenharia Ambiental, sendo o primeiro aterro no Estado a ser licenciado pelo órgão ambiental. Situado na Estrada do Espigão, 3501, Bairro Lami, o Extrema esgotou sua capacidade em 31 de dezembro de 2002, tendo recebido 824 mil toneladas.

CENTRAL DE RESÍDUOS RECREIO
Atualmente, os resíduos sólidos domiciliares de Porto Alegre saem da Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro e são levados para a Central de Resíduos Recreio, aterro sanitário de propriedade da empresa Soluções Ambientais Ltda. (SIL). Esse aterro está localizado no município de Minas do Leão, distante 113Km de Porto Alegre.

Nenhum comentário: